No dia a dia agitado em que vivemos, é comum nos sentirmos sobrecarregados com uma infinidade de tarefas. Sem uma seleção cuidadosa do que realmente importa, corremos o risco de estar sempre ocupados, mas sem a sensação de realização. Por isso, a organização de tarefas é fundamental. Ter uma visão clara e bem definida das atividades que fazem sentido nos permite ganhar mais controle sobre o nosso dia, reduzindo a ansiedade e promovendo uma rotina leve e produtiva.
Se você está com dificuldades para organizar suas tarefas, não se preocupe! Vamos mostrar que é mais simples do que parece. Acompanhe as dicas do Chill Memory e descubra como criar uma rotina organizada de maneira fácil e prática.
Diferença entre Ser Produtivo e Estar Ocupado
Durante muito tempo, a crença de que realizar inúmeras tarefas em um dia e “dar conta de tudo” era algo louvável. Essa mentalidade fazia parecer que todo esforço e cansaço seriam recompensados de alguma forma no futuro. No entanto, a realidade é bem diferente. Esse pensamento equivocado é uma das razões para a frustração que muitos enfrentam. É possível estar ocupado o dia inteiro com diversas atividades e, ainda assim, não obter resultados significativos. A diferença fundamental está em entender que estar ocupado é muito diferente de ser produtivo.
Estar ocupado significa apenas preencher o tempo, enquanto ser produtivo envolve focar no que realmente importa — nas tarefas que geram resultados concretos e que estão alinhadas com seus objetivos e propósito de vida. Por isso, vamos aprender como organizar suas tarefas de forma eficaz e produtiva.
Como Selecionar as Tarefas

Se você quer organizar melhor suas tarefas, o segredo é simples: priorizar o que realmente importa. Crie uma lista!
Primeiro, pense nas atividades que precisam ser feitas agora ou que têm prazos curtos e que, se ignoradas, podem te causar problemas. Essas são as tarefas urgentes.
Depois, concentre-se nas que estão alinhadas com seus objetivos e que vão trazer resultados de longo prazo. Essas são as tarefas importantes. Elas podem ser tanto pessoais quanto profissionais, como dedicar-se a um projeto, reservar um tempo para a família ou começar aquele curso que você sempre quis fazer. Reflita sobre o que é essencial para o seu presente e futuro e escolha suas tarefas com base nesses valores.
As tarefas que não são nem urgentes nem importantes, reflita se podem ser delegadas ou até eliminadas. Muitas vezes, nos sentimos pressionados a fazer coisas que, no final, não precisavam nem estar na nossa lista. Aprender a identificar essas “tralhas” ajuda a liberar tempo e energia para focar no que realmente faz a diferença.
Lembre-se: tempo e energia são recursos limitados. Não dá para fazer tudo, então foque mais na qualidade do que você faz e menos na quantidade. Esse é o primeiro passo para realizar uma boa gestão de tempo.
Gestão de tarefas: Use uma Ferramenta para Organizar suas Tarefas em Blocos de Tempo
Agora que você já sabe o que precisa fazer, é hora de distribuir essas tarefas na sua agenda, atribuindo um dia e horário específicos para cada uma. Você pode usar um planner, uma agenda física ou eletrônica — o importante é centralizar tudo em uma única ferramenta, garantindo que seja confiável e fácil de consultar.
Ao planejar o tempo para cada tarefa, seja realista. Leve em consideração seu nível de energia ao longo do dia. Se a tarefa for muito grande, não há problema em dividi-la em partes menores. Assim, você pode trabalhar no que precisa de forma constante, evitando estresse e ansiedade.
Uma ótima sugestão de ferramenta é o Google Agenda. Além de ser gratuito, ele envia notificações tanto no celular quanto no computador para lembrá-lo dos compromissos, ajudando a manter o controle e a não esquecer nada.
Dica Chill Memory: Livro “Essencialismo”

Se você se sente constantemente atolado em tarefas, mas pouco produtivo, e seu tempo parece servir apenas aos interesses dos outros, então você precisa conhecer o livro Essencialismo: A disciplinada busca por menos. Este livro fala sobre como, ao tentarmos fazer tudo e ter tudo, realizamos concessões que nos afastam de nossas metas. Se não decidirmos onde devemos concentrar nosso tempo e nossa energia, outras pessoas — chefes, colegas, clientes e até a família — acabam decidindo por nós, e logo perdemos de vista tudo o que é significativo.
O livro oferece estratégias e insights valiosos para selecionar o que realmente importa, o que é essencial, e viver uma vida com mais propósito. Vale muito a pena a leitura!
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